Conclusão de TCC – Como Fazer e Exemplos

Conclusão de TCCApós várias semanas e até meses pesquisando um determinado tema e fazendo o desenvolvimento de sua monografia, chegou o momento de escrever a parte da conclusão de TCC.

A princípio pode parecer complicado, mas pensando bem, o trabalho mais difícil já foi feito, neste ponto o aluno já conhece do assunto e não deverá ter muitos problemas com a conclusão.

Bastar ficar atento para o que é exigido nesta seção e sua estrutura básica. Vejamos a seguir algumas dicas importantes sobre como fazer uma conclusão de TCC.

Conclusão ou Considerações Finais?

Primeiramente é importante definir se sua monografia utilizará o termo “Conclusão” ou “Considerações Finais”. Nota-se uma pequena diferença entre os termos e dependendo da sua faculdade ou banca isso pode ser levado em consideração.

Resumidamente, o termo conclusão pode dar a entender que a exploração daquele tema esgotou-se, que todas as possibilidades foram analisadas e que essa é a conclusão única e final. Convenhamos que isso é bem difícil de realmente acontecer, os temas sempre podem ser explorados em outras direções, conclusões diferentes podem ser tomadas e etc, e é por isso que algumas instituições preferem o termo Considerações Finais.

Para saber o termo mais indicado, procure alguma documentação oficial da faculdade e veja qual dos termos é utilizado. Leia também trabalhos já entregues e aprovados de outros alunos e principalmente fale com o seu professor orientador, baseado no resultado do seu trabalho de conclusão ele poderá te ajudar a escolher.

Como Fazer uma Conclusão de TCC

Como fazer uma conclusão de TCCA conclusão do TCC será basicamente um grande resumo e os resultados de sua pesquisa, devendo retomar o assunto principal, apresentar os resultados e considerações finais do trabalho e as respostas para o problema apresentado na introdução da monografia.

Vamos ver algumas informações que deverão estar contidas na conclusão do TCC:

  • Breve resumo do tema e o que foi analisado no desenvolvimento da monografia;
  • Explicar a importância do tema, qual sua relevância para o meio acadêmico, para a sociedade e até para si mesmo, como crescimento pessoal, acadêmico e profissional;
  • Apresentar os resultados e a conclusão geral de sua pesquisa;
  • Demonstrar se os objetivos propostos na seção de introdução da monografia foram concluídos. Se as perguntas e problemas apresentados inicialmente foram respondidas e/ou esclarecidas;
  • Apresentar sugestões para uma futura evolução da pesquisa sobre o assunto.

O vídeo abaixo do professor Ivan Guedes explica um pouco mais sobre o que é esperado de uma conclusão de TCC e dá algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer:

Sugerimos também este artigo e vídeo, do professor Amilton Quintela, sobre a elaboração da Conclusão da Monografia. Ele também disponibiliza um ebook muito interessante sobre 7 passos simples para elaborar um TCC completo, vale a pena conferir.

Exemplos de Conclusão de TCC

Para ajudar, coletamos alguns trechos de uma conclusão de TCC para servir como base.

“O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como um software feito sob encomenda pode melhorar a apuração dos resultados das corridas feitas pela Secretaria de Esportes de São Mateus. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo para obter dados mais consistentes sobre as etapas do processo, parte mais demorada do processo, grau de conhecimento em informática dos profissionais que o utilizarão e etc.”

“Ao fazer um teste em ambiente fechado, verificou-se que as partes mais complexas e desgastantes do processo que são o registro de participantes e apuração dos resultados, como mostram os Gráficos 5 e 8 foram feitas em questão de minutos. Permitindo assim, que os objetivos propostos foram realmente alcançados.”

“O questionário com perguntas abertas conseguiu mostrar a situação dos empregados e dos corredores em relação a cada parte da atividade. Para mais, também foi evidenciado que os usuários em questão não têm muito conhecimento em informática, o que ajuda a justificar o fato de não terem buscado ainda por um meio mais fácil e rápido de facilitar o trabalho. Todavia contribuiu para a confecção do programa de uma forma a torná-lo acessível a todos.”

“Dada à importância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de formas de agilizar as partes mais demoradas da corrida e torná-las fácies de serem feitas digitalmente para pessoas sem muito conhecimento em informática. Podendo economizar não só o tempo como recursos naturais que são necessários para serem concluídas.”

“Nesse sentido, a utilização de recursos digitais permite aos operários realizarem seu trabalho de forma mais rápida e eficiente. Além disso, diminui o tempo de espera dos corredores por uma hidratação e descanso adequados depois de uma longa corrida. Motivando as duas partes envolvidas no evento.”

 

Agora, o passo a seguir é se preparar para a Apresentação do TCC para a Banca. Veja algumas dicas.