Normas ABNT

Uma das primeiras obrigações apresentadas aos alunos que vão começar o desenvolvimento do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é seguir as normas ABNT.

No entanto, é fato que a maioria das pessoas nunca ouviu falar em ABNT até este momento. Vamos explicar então o que são essas normas, qual sua utilização e principalmente as principais normas ABNT para TCC.

O que é ABNT e qual sua Utilidade?

Normas ABNT para TCCABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada sem fins lucrativos que é responsável pela normatização técnica no Brasil.

As normas da ABNT, que são baseadas em padrões internacionais, são usadas para uniformizar a apresentação de trabalhos cientificos em todo o país de forma a facilitar a leitura e compreensão das milhares de pesquisas realizadas todo ano.

Com o uso desses padrões, cientistas, alunos e pesquisadores de qualquer parte do mundo podem consultar os trabalhos de maneira uniforme, facilitando e agilizando a leitura e a referência.

É importante notar que algumas faculdades podem adotar algumas pequenas diferenças para as monografias elaboradas em sua instituição, então convém verificar as regras com seu professor orientador de TCC.

A Estrutura de uma Monografia

O primeiro fator determinado pelas regras ABNT é a estrutura do TCC. Quais os elementos e seções essencias e opcionais de toda monografia, incluindo a sequência que devem seguir. Vamos revisar quais são esses elementos:

  1. Elementos Pré-Textuais
    1. Capa (Obrigatório)
    2. Lombada (Opcional)
    3. Folha de Rosto (Obrigatório)
    4. Errata (Opcional)
    5. Folha de Aprovação (Obrigatório)
    6. Dedicatória (Opcional)
    7. Agradecimentos  (Opcional)
    8. Epígrafe  (Opcional)
    9. Resumo na língua vernácula/nativa (Obrigatório)
    10. Resumo em língua estrangeira (Obrigatório)
    11. Lista de Ilustrações  (Opcional)
    12. Lista de Tabelas (Opcional)
    13. Lista de Abreviaturas e Siglas (Opcional)
    14. Lista de Símbolos (Opcional)
    15. Sumário (Obrigatório)
  2. Elementos Textuais
    1. Intrudução (Obrigatório)
    2. Desenvolvimento (Obrigatório)
    3. Conclusão (Obrigatório)
  3. Elementos Pós-Textuais
    1. Referências (Obrigatório)
    2. Glossário (Opcional)
    3. Apêndice(s) (Opcional)

 

Regras de Formatação da ABNT

Normas ABNT

As normas ABNT também especificam como deve ser toda a formatação de textos, as margens, imagens, citações e etc.

Margens e Tamanho da Folha

Todo o trabalho científico deve ser feito em tamanho de papel A4 (21 x 29,7 cm).

Quanto à margem, deve ser utilizada a medida de 3 cm na margem superior e esquerda e 2 cm na inferior e direita.

Fontes e Parágrafos

As fontes utilizadas podem ser Arial ou Times New Roman, desde que seja usada uma única fonte em todo o TCC.

Quanto ao tamanho, para o corpo de texto deve ser utilizado o tamanho 12. Para títulos são aceitos o mesmo (12) ou 14, consulte o padrão de sua faculdade. No caso de legendas, notas de rodapé, paginação e citações longas, deve ser utilizado o tamanho 10.

Outro fator que deve serguir a norma ABNT é o espaçamento entre linhas. Para o corpo do texto deve ser utilizado entre linhas de 1,5 e para citações diretas (mais de 3 linhas), legendas, notas de rodapé e referências bibliograficas deve ser usado espaçamento simples de 1.

O recuo da primeira linha dos parágrafos deve ser de 2 cm.

Tabelas, Gráficos e Imagens

A legenda de qualquer um desses elementos deve estar na parte superior, enquanto a parte inferior é reservada à fonte. É importante que a legenda também contenha o tipo e sequência númerica, por exemplo “Figura 10 – Logotipo do Portal do TCC”, “Gráfico 8 – Desempenho”.

O vídeo abaixo do portal Tecmundo dá mais informações e demonstrações sobre as normas ABNT, assim como mais detalhes sobre a Paginação, Citações e Referências Bibliográficas.

 

Conheça também o curso TCC Sem Drama, do professor Amilton Quintela, que ensina como fazer um TCC de maneira simples e rápida.